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Cadastro de Produtos Para Marketplace: entenda!

Entenda a importância do cadastro correto dos seus produtos em Marketplaces

O Cadastro de produtos para marketplace é um dos maiores desafios enfrentados por Sellers, integradoras e players. Cada empresa define suas próprias regras e padrões para exibir as ofertas dos lojistas em seus marketplaces e, com isso, a maioria dos lojistas tem diversos problemas. 

Nesse post você irá encontrar os seguintes assuntos sobre cadastro de produtos para marketplaces:

  • Como fazer o cadastro de produtos em marketplaces
  • Quais formas de cadastrar produtos nos marketplaces
  • Como montar um bom conteúdo para seus produtos
  • A diferença entre atributo e valor para cadastro de produtos
  • Qual a diferença entre filtros e atributos obrigatórios
  • A importância do EAN para os produtos nos marketplaces
  • E como conquistar uma boa reputação com cadastro de produtos
  • Aproveite!

 

 

 

Muitas plataformas de Marketplace tem como “donos” grandes marcas do varejo on e off line no Brasil. Listamos alguns:

B2W Digital com os sites da lojas americanas, submarino e shoptime.

Via Varejo com os sites das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra

Walmart que passou a investir somente na modalidade de Marketplace

Magazine Luiza um dos maiores sucessos do ano no setor

e muitos outros, como o tradicional Mercado Livre

Fizemos um post explicando melhor a diferença entre loja virtual e marketplaces para você entender o negócio e suas peculiaridades. 

 

Cadastro de Produtos para Marketplace, como Fazer?

 

Existem algumas formas de cadastrar seus produtos para vender em marketplaces. A mais prática é via uma integradora. Existe uma grande variedade no mercado, e elas podem automatizar todo o processo de envio dos seus skus e demais informações.

A integradora permite um gerenciamento mais completo do seus produtos e informações pertinentes para suas vendas. Porém, a integradora não cadastra automaticamente os produtos nos marketplaces. Ela faz a ponte de informações, que posteriormente é aprovada, ou não, pelos marketplaces.

O grande desafio do cadastro de produtos para marketplace via integradora é a divergência de informações. Isso ocorre por conta dos padrões exigidos por cada player. Algumas normas e padrões que, se não estiverem de acordo, sua oferta não é exibida. 

Por exemplo: para ofertar seus produtos no marketplace da Via Varejo é necessário enviar imagens com, no mínimo, 600 x 600 pixels. Já na B2W é necessário que os títulos dos produtos tenham no máximo 100 caracteres. E cada um tem a sua exigência. 

Temos um post falando do desafio da integração de conteúdo via API para compreendermos melhor a dificuldade dessa modalidade de cadastro de produtos para marketplaces.

Cadastrando produtos no marketplace de forma unitária ou massiva

 

Também é possível enviar seus produtos de forma massiva. Neste formato, o lojista envia uma planilha com todos os skus que deseja ofertar, inserindo no sistema do marketplace. É fundamental saber todas as regras para anunciar os produtos e enviá-las corretamente.

Quanto mais assertiva as informações enviadas, adaptadas as regras de cada player, mais rápido seu produto será publicado. Fique ligado em todas essas regras. 

No cadastro unitário de produtos os marketplaces disponibilizam aos lojistas um admin para gerenciamento das suas ofertas, podendo desta forma, inserir os sku´s um a um. É só preencher as informações solicitadas por aquele player.

Uma maneira mais lenta, porém, com a menor porcentagem de erros no cadastro de produtos para marketplaces. 

 

Informações essenciais para um cadastro de produtos para marketplace de sucesso

 

Agora que já sabemos como é feito o cadastro e que cada marketplace tem sua regra, devemos entender quais informações precisamos enviar para ter sucesso nas vendas.

Uma loja virtual de sucesso sempre dará prioridade para um bom conteúdo. Pois, sabemos que o conteúdo é rei sim. Com tanta concorrência nos sites de marketplaces, ter um bom conteúdo, completo e que gere emoção ao consumidor, com certeza fará toda diferença. 

benefico do conteúdo para loja virtual

 

Aqui tem um post onde listo 6 benefícios de um bom conteúdo para uma loja virtual. 

Em suma, o bom conteúdo para vender mais em marketplaces traz qualidade de informações, riqueza de detalhes e imagens de alta qualidade. Saber a diferença entre descrição do produto e características é fundamental para que sua oferta esteja destacada das demais.

Já que as regras mudam conforme determinada empresa de marketplace, ter um conteúdo “genérico” bem feito é a melhor saída. Vamos listar o que é essencial para qualquer produto vendido na internet independente das regras dos marketplaces:

Conteúdo para um cadastro de produto matador nos marketplaces

 

Título Completo: mas, o que é um título completo? É aquele que contém o nome do produto, modelo, principais características (essenciais para venda) e em alguns casos, como de celulares a cor. 

Descrição do Produto: aqui é o espaço para seduzir o cliente, com um texto vendedor matador. Destacando as qualidades do produto, as principais funcionalidades e benefícios que aquele produto irá proporcionar ao consumidor. Escutei certa vez, em uma palestra da Amyris Fernandez que: “gente emocionada paga mais”. Pois, esse é o momento de emocionar! #ficaadica

Imagem de Alta Qualidade: faça a produção das imagens dos seus produtos sempre! Imagem bem produzida e com alta qualidade é um dos motivos determinantes para decisão de compra do consumidor. Lembre-se, o consumidor não pode tocar no produto. Nossa colaboradora e fotógrafa, Giselle Veríssimo fez um post completo sobre como fotografar produtos gastando pouco, confira!

Características do produto: mais conhecida como “ficha técnica”. É o local em que se insere todas as informações e especificações de um produto. Medidas, peso, cor, tamanho, quantidade, e outras. Estes são conhecidos como atributos. Seja preciso quanto as especificações do produto. Dependendo do que você vende, pode ser fundamental para a escolha do cliente. 

 

Atributo e valor para marketplace

A diferença entre Atributo e Valor no cadastro de produto para marketplace

 

Uma confusão que vi muito nos últimos meses de trabalho com cadastro de produtos para marketplaces. A dificuldade em compreender a diferença entre atributo e valor. Mas, vamos explicá-las. 

Pode parecer algo simples, mas um atributo pode ser decisivo para a venda de um produto. Nesse post explico a importância de um atributo com o poder do conteúdo da embalagem.

Para alguns players, dependendo da categoria do produto, é obrigatório o envio de alguns atributos. Caso ele não seja informado o seu produto não será publicado. Por isso, é muito importante saber a diferença e a importância. 

Atributo: é o nome da característica necessária para aquele produto. Por exemplo: um atributo obrigatório para uma camiseta é a Cor. Esse é um atributo da camiseta, que pode ter outro atributo, o Tamanho. Este é o atributo exigido nas fichas técnicas para cadastro de produtos.

Valor: basicamente é o nome de cada atributo, ou o resultado. Como o próprio nome diz, o valor daquele atributo. Por exemplo: para o atributo Cor o valor pode ser Vermelho. Para o atributo Tamanho o valor pode ser P, para o atributo Voltagem o valor pode ser 220V. 

Saber essa diferença e enviar as informações de forma correta pode agilizar, e muito, o cadastro dos seus produtos nos marketplaces. 

 

Atributo obrigatório e Filtro: Qual a diferença?

 

Como falamos, o atributo é essencial para um cadastro de produto completo. Existem padrões diversificados de obrigatoriedade destes atributos, mas a maioria exige os mesmos. 

Um atributo é obrigatório quando é uma informação e/ou característica do produto primordial para a venda. Como exemplo, temos o Atributo voltagem, em aparelhos eletrônicos ou eletroportáteis e até, em ferramentas elétricas. 

Imagina só o consumidor querendo comprar uma geladeira e e não encontrando a informação da voltagem. Certamente ele irá comprar na próxima loja que ele conseguir essa informação, certo? Por isso, para algumas categorias os atributos são obrigatórios.

Em outros casos, o atributo não é obrigatório, mas é essencial para ser facilmente encontrado nos sites dos marketplaces. Os filtros servem para facilitar a navegação do consumidor e tornar a busca por um produto dentro do site, cada vez mais rápida. 

Quando você procura um computador e encontra as opções para filtrar pela característica que você necessita para o produto, sabe? Então, esses são os filtros. Não só para a usabilidade dentro do site, mas também contribui para estratégias de SEO e outras inovações em relação a pesquisa de produtos dentro de um site.

Se você quer ser facilmente encontrado em um marketplace, sugiro que procure saber quais são os principais filtros exigidos em cada um deles e, configure sua integradora para enviar estas informações.  

Além de ser primordial para navegabilidade no site e para que suas ofertas sejam facilmente localizadas, os chamados “filtros” enriquecem a ficha do produto. E acredite, ficha de produto completa define venda. 

 

Match de Produtos e a importância do EAN

 

Cadastro de Produtos para Marketplace

 

A maioria dos players utilizam, como regra, a unificação de ofertas iguais. Com isso, exibi-las em buy-box conforme seus critérios de qualidade. Assim o match de produto é realizado, na maioria dos marketplaces, pelo EAN do produto. 

EAN ou código de barras. Essa informação é essencial nesse modelo de associação de produtos. Um EAN inventado pode causar transtornos para um seller e até o seu desligamento do marketplace. Em alguns players o envio do produto com EAN é obrigatório. 

O código de barras existe para todos os itens. Se você tem um produto, ele tem um EAN. É formado por 13 dígitos e extremamente importante para o cadastro de produtos para marketplace. 

Tenho um post falando sobre a importância do ean para vendas no marketplace aqui. E você poderá entender um pouco mais sobre essa informação fundamental para seus produtos.

Enviando o EAN correto com as informações precisas, seu produto pode ser automaticamente unificado aos outros itens semelhantes, já cadastrados em um marketplace. Assim, rapidamente sua oferta será exibida. Essa modalidade é denominada como match de EAN. O sistema do player identifica eans iguais, títulos e imagens iguais e unifica as ofertas. 

Em outros players existem equipes que fazem a validação dessa unificação, e minimiza os erros de match dos produtos. Por isso é essencial o envio de EAN e, correto. 

Veja aqui o impacto positivo do match de produtos para um dos maiores marketplaces do país, a Via Varejo.

 

O cadastro de produtos e a reputação no marketplace

 

O cuidado com o conteúdo enviado para os players pode tornar sua marca muito respeitada. Claro que seu tempo de entrega, como é o atendimento da sua loja, os preços dos seus produtos e o posicionamento da sua loja no mundo virtual irão contribuir, e muito, para isso. 

Mas um cadastro de produto bem feito, levando em conta todos os pontos abordados anteriormente nesse post, serão primordiais para uma boa reputação de um seller no marketplace. E após a construção de uma boa reputação os consumidores passarão a buscar diretamente a sua loja. 

O cuidado com as informações e a qualidade do cadastro de produtos para marketplace é mais do que uma competição para vender mais. É proporcionar ao consumidor uma experiência de compra perfeita. Sem ruídos na comunicação.

Fazer com que o cliente tenha a sensação de que tudo que ele precisava para responder a dúvida dele e comprar um produto, foi feito, é a melhor forma de fidelizar. 

Nosso colaborador Felipe Malak fez um post sobre a importância da reputação dos sellers. 

 

Conclusão

O cadastro de produto para marketplace é de extrema importância e devemos ter todo cuidado com as informações que enviamos. Uma loja virtual que utiliza a venda via marketplaces deve se preocupar com o conteúdo enviado e, principalmente, com o conteúdo de seu próprio site. 

Quando você cria uma marca sólida dentro de um marketplace, com boas ofertas, fichas de produtos de qualidade, bom atendimento, e uma logística bem feita, sua marca se torna respeitada e conhecida. Por isso, muitos consumidores irão direto ao seu site, buscando de forma automática por sua loja virtual.

Nesse momento, um bom conteúdo, um site bem feito e com boa usabilidade fará toda diferença. Vender em marketplaces é uma estratégia que aumenta não só as vendas, mas também a reputação de uma loja virtual. E o foco principal, deve ser tornar esses consumidores, clientes fiéis. 

Quer falar mais sobre cadastro de produtos para marketplace?

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Felipe

Jornalista, apaixonado por conteúdo digital,e-commerce, samba e os amigos de verdade. Aspirante a criador de trocadilho com taxa de acerto em 2%. Atuando no mercado digital desde 2011, com passagens por B2W, Portal Terra, Beleza Store Cosméticos e atualmente integrante da equipe de catálogo de produtos para Marketplace do maior varejo online do país,Via Varejo.

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