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Dia do Consumidor 2018: no e-commerce é todo dia

O Dia do Consumidor, este ano, será na quarta-feira, 14 de Março. Uma data que os varejistas tem “adotado” para manter o mercado aquecido no primeiro trimestre. É uma espécie de “black friday” do início de ano. Por ser a primeira grande liquidação do ano, pode ser uma excelente data tanto para os lojistas, quanto para os consumidores. 

É possível que nesta quarta-feira, 14 de Março, muitos varejistas disponibilizem descontos realmente especiais, para você consumidor, fique atento! Para as lojas virtuais, Marketplaces, etc, é o primeiro grande desafio. 

O Dia do Consumidor é algo recente no Brasil e liderado pelo Buscapé, comparador de preços online. Mas, a data é bem antiga.

 

Como Nasceu o Dia do Consumidor

 

A data foi criada, nos Estados Unidos, em 1962, pelo Presidente John Kennedy. Precisamente o Dia do Consumidor é dia 15 de Março. Mas, comercialmente existe uma grande flexibilidade na data. Por isso, toda quarta-feira da semana do dia 15 é organizada uma grande campanha de desconto pelos varejistas online no Brasil.

A empresa Buscapé, encabeça a campanha e fomenta, entre as lojas virtuais, essa data promocional. Neste ano, a expectativa da empresa é de que o e-commerce some 479 mil pedidos, alta de 13,7%. O faturamento, que no ano passado foi de R$ 224 milhões, deve aumentar R$ 20 milhões.

 

Itens Mais Desejados no Dia do Consumidor

 

Segundo uma pesquisa do comparador de preços Buscapé, os itens mais desejados para o Dia do Consumidor são:

Eletrônicos – 8% das menções

Celulares – 7% das menções

Perfumaria – 7% das menções

 

Dia do Consumidor

 

Não Se Esqueça da Experiência no Dia do Consumidor

 

Uma data excelente para explorar e aumentar as vendas no primeiro trimestre. Assim os lojistas enxergam o Dia do Consumidor. Entretanto, não podemos nos esquecer, que preço bom é só um dos itens que o seu consumidor espera, seja na data promocional ou em um dia normal. 

Atendimento capaz de sanar todas as dúvidas dos clientes e solucionar todos os problemas que surgirem, também é dever de uma loja virtual. E não se esqueça de produzir um bom conteúdo na página de produtos. Além de atenção total ao seu estoque e, principalmente, a estratégia para entrega dos pedidos. 

A experiência do consumidor é prioridade, independente da data. Uma geração ainda mais exigente esta conectada e pronta para comprar os seus produtos.Mas, eles exigem muito mais do seu negócio. Sua loja virtual, seu produto, o seu negócio precisa resolver as dores dessa geração. E em 2018, será ainda mais necessário criar uma experiência positiva para os consumidores. 

Temos um post da nossa Colaboradora Aline Oliveira sobre a Experiência do Consumidor aqui. Confere, está excelente. 

 

 

Todo Dia é Dia do Consumidor

 

Esse deveria ser um “mantra” dos donos de lojas virtuais. Profissionais de e-commerce e Marketplaces. Planejar o seu negócio para ter bons preços e um estoque pronto para atender grandes demandas, apenas em datas promocionais, é o começo do fim. 

Sabemos que existem datas que comercialmente serão mais vendáveis. No entanto, o respeito ao consumidor deve ser vitalício. Planejamento, bom atendimento, excelente conteúdo, lutar por melhores margens, melhores preços de fretes e entregas mais eficazes, deve ser a luta diária de todo empresário de e-commerce. 

Algo que noto é um grande esforço para as datas que mais rendem e um restante de ano mais “remando conforme a onda”. Muitos não conseguem manter, se quer, um bom atendimento ao cliente. Que, ao meu ver, é o mais básico para fidelizar clientes e gerar boas experiências. 

Temos um post sobre como estreitar o relacionamento com o cliente neste link. 

Por tudo isso que falamos acima – quando iniciar o seu planejamento anual, coloque os dias “normais” também como ponto de atenção para suas vendas. Faça diferente diariamente para que sua loja virtual ofereça sempre o melhor para quem mais importa: O Consumidor!

 
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Felipe

Jornalista, apaixonado por conteúdo digital,e-commerce, samba e os amigos de verdade. Aspirante a criador de trocadilho com taxa de acerto em 2%. Atuando no mercado digital desde 2011, com passagens por B2W, Portal Terra, Beleza Store Cosméticos e atualmente integrante da equipe de catálogo de produtos para Marketplace do maior varejo online do país,Via Varejo.

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