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2018: Experiência do Consumidor no Varejo é a Prioridade

Sai de cena o "quer pagar quanto" e entra o "como posso te ajudar"

Experiência do consumidor no varejo passou a ser prioridade. Não que isso não existisse, mas confessemos – era muito menos o foco de quem trabalha com vendas. Os grandes players então, nem se fale! Eles criavam a demanda, precificavam o produto, ofertavam a todos de uma só vez e vendiam.

Mas, as coisas mudaram! Conectividade, novas gerações de consumidores e um dos principais motivos da mudança, ao meu ver: o Celular. Sim! O tal do mobile é um dos principais “culpados” de toda essa agitação e transformação no varejo.

Um consumidor mais exigente e ativo. Esse é o estopim do “boom” de preocupação das empresas com marketing de conteúdo. Novas formas de abordagem e criação de experiências únicas de compra para cada pessoa.

Saber o momento certo em que o cliente se encontra em sua jornada de compra é parte essencial em todo esse processo de prioridade com a experiência do consumidor no varejo.

Ter conhecimento sobre: Quando e, o que ofertar para que o consumidor conheça a empresa, o que ele realmente precisa e, porque deve comprar o meu produto é o que move os grandes varejistas nos últimos anos. A preocupação das empresas em educar seus consumidores para obter vendas mais assertivas também realça nossa ideia de preocupação com a consumer experience.

Com isso, mudanças na forma como compramos e vendemos impactaram o varejo em 2017. Para 2018, será ainda mais importante cuidar da experiência do consumidor.

mundo do e-commerce

Experiência do Consumidor no Varejo em 2018

 

Chatbots, inteligência artificial, compra por vídeo e diversas tecnologias para suprir as necessidades da nova geração de consumidores. Assim, entraremos no ano de 2018 com uma preocupação muito maior em proporcionar aos clientes soluções para seus problemas.

Não vendemos somente o nosso produto, oferecemos soluções para problemas de pessoas em diversas fases da vida e de suas necessidades. Com isso, o e-commerce ganha ainda mais força e diversas possibilidades.

Grandes players voltam suas atenções para equipes de atendimento especializadas e tecnológicas. Setor comercial se mistura com conteúdo e marketing, mas com atendimento em conjunto. Assim, os resultados serão ainda mais unificados. Gerando grandes oportunidades para a “multi-canalidade” no e-commerce.

Filtro de busca inteligente nos sites de varejo. Como? Com o cliente dizendo o que quer, e, em 3 cliques o produto que deseja é visualizado. Sim,  em segundos os produtos com as características que procura serão exibidos. 

Com robôs programados para responder em tempo real dúvidas e encaminhar o consumidor para sua melhor experiência de compra.

Lojistas de Marketplaces cada vez mais utilizando todos os serviços que um grande player pode lhe proporcionar com o fullcommerce e muito mais.

Desta forma, e de outras tantas o varejo volta seus olhos para o que o consumidor deseja. Não mais de forma ativa e sim de forma colaborativa.

 

Marketplace e a experiência do consumidor exigindo qualidade em 2018

 

Vender a todo custo, sem se importar com a qualidade do conteúdo dos produtos em marketplaces sairá de cena. No próximo ano, o cuidado com o anúncio das ofertas e as informações corretas para os consumidores de lojas que vendem em marketplaces será grande.

Existem grandes players que já exigem um padrão de qualidade para ofertas de seus lojistas muito grande. Não apenas um rigor, mas também uma preocupação com os consumidores que desejam comprar produtos em marketplaces sem terem problemas.

Sellers (lojistas que vendem em marketplaces) deverão se atentar muito mais com ficha de produto, imagens de seus produtos, textos descritivos, atendimento ao cliente e muito mais. Afinal, não adianta ter um grande número de visitas via marketplaces se os produtos da sua loja não apresentam anúncios de qualidade.

Fiquem de olho! Isso também é preocupação com a experiência do consumidor.

Varejo criando experiência para o consumidor mobile

 

Como atender o público que cada vez mais utiliza o smartphone para realizar suas pesquisas e comprar na internet? Um consumidor acostumado com o instantâneo e mais simples possível. Um dos grandes desafios do varejo é oferecer a melhor experiência de compra para os clientes no mobile.

Segundo o relatório da Ebit – Webshoppers 2017 25,5% das transações do e-commerce foram feitas por dispositivos móveis. E isso nos leva a entender a preocupação que se deve ter em proporcionar experiências únicas para estes usuários. 

Cuidar do atendimento ao cliente de forma inteligente e adaptada para os dispositivos móveis será essencial para manter os consumidores fiéis a uma marca. Apesar de facilidades, conexão e um mundo inteiramente digital, não devemos nos esquecer que tudo isso é feito para pessoas.

 

Lojas físicas integradas ao digital para melhor experiência do consumidor

 

O cliente entra em uma loja em busca de um produto que ele viu no site, mas descobre que o estoque da loja física não é integrado ao da loja virtual. Imagine a frustração desse cliente. Pois é, uma das formas de sanar esses problemas será a unificação de estoques e sistemas ERP´s. 

A digitalização dos vendedores será outro grande passo rumo a uma experiência única e multi-canal para o consumidor. O vendedor terá seu próprio catálogo digital e poderá realizar vendas digitais, e o cliente receberá seus produtos em casa. 

Imagina só ir a uma loja e sair de la sem uma sacola sequer, mas com suas compras realizadas e sendo entregues em sua casa! Um caminho a ser seguido por todos no varejo. Digitalizar cada vez mais o físico e unificá-lo ao digital é mais do que tendência. É necessidade para melhor a experiência do consumidor no varejo.

Alguns players já experimentam esse modelo dentro de suas lojas físicas, com totens, proporcionando ao consumidor comprar o que ele não encontrou na loja, mas está disponível no site. É o quer veremos cada vez mais em 2018. Integração do físico com o digital em busca da melhor experiência para o consumidor. 

 
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Felipe

Jornalista, apaixonado por conteúdo digital,e-commerce, samba e os amigos de verdade. Aspirante a criador de trocadilho com taxa de acerto em 2%. Atuando no mercado digital desde 2011, com passagens por B2W, Portal Terra, Beleza Store Cosméticos e atualmente integrante da equipe de catálogo de produtos para Marketplace do maior varejo online do país,Via Varejo.

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