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WhatssApp Business: como utilizar para sua loja virtual

O WhatssApp Business (WhatssApp para Negócios) foi lançado no final de Janeiro e gerou muitas expectativas. A ansiedade tomou conta dos empresários, equipes de atendimento e marketing digital. E não é para menos. A ferramenta é uma grande revolução para comunicação entre empresas e consumidores.

Lembrando que o aplicativo está disponível apenas para pequenas e médias empresas, e também, somente para o sistema operacional Android. Para grandes empresas está em testes uma outra versão do WhatssApp, batizada de WhatssApp Enterprise.

O lançamento veio quase que simultâneo ao Facebook Marketplace. Não podemos esquecer que a rede social e o aplicativo de mensagens tem o mesmo dono – Marck Zuckenberg.

O WhatssApp Business é um grande aliado para os donos de lojas virtuais e vendedores em geral. Com uma boa estratégia de abordagem e alguns cuidados sua loja pode atingir excelentes resultados. Neste link você encontra um artigo sobre como criar um link direto para seu whatssApp

 

Principais Funcionalidades do WhatssApp Business

 

Que o aplicativo é uma excelente forma de comunicação entre lojas virtuais e consumidores, não duvidamos. Mas, devemos entender as principais diferenças para não cometermos erros. A App traz diversas possibilidades para quem vai utilizar o perfil comercial.

Umas das principais funções é de utilizar o número fixo da sua loja. Desta forma, é possível colocar o número de telefone mais conhecido ou o principal contato do seu negócio. Para isso, você deve solicitar uma ligação com o código de seis dígitos que será utilizado para confirmar o cadastro no whatssApp Business.

Também é possível exportar os contatos do aplicativo normal para o WhatssApp de negócios. O que facilita muito para quem já utiliza esse meio de interação com os clientes. Existe ainda a funcionalidade que permite e importação de dados do google drive.

 

Diferenças entre WhatssApp Business e WhatssApp “Normal”

 

Perfil comercial: é possível editar a foto do seu negócio, horário de funcionamento, link do site, informar qual o ramo de atuação da sua empresa, criar um breve texto sobre a empresa e exibir o endereço físico, caso exista.

Estatísticas:  exibe a quantidade de mensagens recebidas, mensagens lidas, mensagens entregues e mensagens enviadas.

Etiquetas: você pode criar etiquetas e separar tudo por assuntos (lembra o separador de assuntos do gmail). Assim, fica mais fácil criar listas para cada perfil de cliente ou necessidade.

Mensagens Automáticas e rápidas: possibilita a criação de respostas automáticas e textos pré-produzidos para agilizar as respostas. Atenção: só é possível criar mensagens automáticas de boas-vindas e para quando ninguém estiver disponível para responder ao cliente. Essa funcionalidade não é um chatbot.

O WhatssApp Business também permite que você crie grupos para seus clientes. Aqui, vale total cuidado, pois, administrar grupo de pessoas é algo bem delicado. Tenha uma equipe ou uma pessoa especificamente para cuidar deste canal de comunicação. Qualquer deslize pode prejudicar a reputação do seu negócio para sempre.

 

Devo criar um setor só para cuidar do WhatssApp Business da minha loja virtual?

A resposta é sim! Caso haja essa possibilidade, faça. Este canal de comunicação de peculiaridades e difere muito de outras redes sociais. Devemos lembrar que o consumidor não entra no seu WhatssApp e fica procurando assuntos legais ou memes de gatinhos, etc.

Por isso, tenha alguém focado nesse canal e muito bem preparado para isso. Você deve se lembrar que todas as outras funcionalidade do aplicativo pessoal também estão disponíveis no WhatssApp para negócios. Além disso a ferramenta tem um nível de complexidade considerável.

Sabemos que parece um mantra, mas: contrate alguém para cuidar somente do seu WhatssApp Business.

 

Atendimento ao Cliente pode ser melhor com WhatssApp Business

 

Aquele pós-venda via whatssapp pode se tornar um canal aberto para o cliente em futuras compras ou dúvidas. Deixando o sempre ciente de que existem pessoas preocupadas em atende-lo bem e interessadas em suas opiniões, como cliente.

Nenhuma pessoa quer ser bombardeada por promoções automáticas e ligações invasivas com ofertas de produtos e serviços. Todos querem algo mais humanizado e pessoal. Personalizar o atendimento, inovar para ter um relacionamento com o cliente positivo é um grande desafio, mas deve ser feito.

Utilizar as tecnologias para estreitar o relacionamento com o cliente é uma das melhores saídas para vencer esse desafio. O que devemos ter em mente, sempre é que apesar de todas as inovações disponíveis o relacionamento é entre pessoas. Boas Vendas!

 

 

 

 

 
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Felipe

Jornalista, apaixonado por conteúdo digital,e-commerce, samba e os amigos de verdade. Aspirante a criador de trocadilho com taxa de acerto em 2%. Atuando no mercado digital desde 2011, com passagens por B2W, Portal Terra, Beleza Store Cosméticos e atualmente integrante da equipe de catálogo de produtos para Marketplace do maior varejo online do país,Via Varejo.

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